Quanto tempo depois de ter feito uma cesariana posso voltar a fazer exercícios?

“Quando tempo após a cesariana vou poder malhar, caminhar, dançar?”

Se você acabou de ter bebê, está se olhando no espelho e desesperada para voltar ao corpo que tinha antes, a primeira pergunta que eu vou te fazer é: Você acha que já está preparada para retornar? 

partocesariana

Os primeiros dias com o bebê são os mais difíceis sem dúvida alguma, e se você teve uma cesariana provavelmente deve estar sendo mais difícil ainda! 

Eu falo com propriedade, pois tive uma cesariana e era muito difícil para mim como mulher me olhar no espelho e ver aquele corpo totalmente irreconhecível e não ter idéia de quando iria voltar ao normal. 

Além disso, como sempre cuidei muito do meu corpo ficava frustrada em ver a minha barriga inchada, flácida e sem forma alguma. E por isso, constantemente me fazia a pergunta: “Quando estaria apta à voltar a vida normal? Será que meu corpo irá voltar a ser o que já foi um dia? Essas perguntas martelavam na minha cabeça dia e noite e eu imagino que você já deva ter feito essas mesmas perguntas! 

A boa notícia é que é possível sim voltar a ter o mesmo corpo de antes, com exercícios e uma dieta especial, e após quanto tempo de cesariana você começará a ter resultados irá depender de quão focada você estará para que isso se torne realidade, mas tudo em seu devido tempo…

Após quanto tempo de Cesariana posso voltar a fazer exercícios? 

Normalmente entre 6 e 8 semanas você já poderá voltar a fazer exercícios leves, porém vale lembrar que isso só se aplica caso você não venha a ter nenhuma complicação.

A recomendação geral dos Médicos é, após o parto cesariana, esperar 1 mês e meio para realizar atividades físicas leves como alongamentos e caminhadas e entre 60 e 80 dias após a cesariana retornar com atividades físicas mais pesadas. Porém isso vai depender muito de acordo com a recuperação de cada Mãe. 

Por isso o ideal é que você antes de tomar qualquer decisão precipitada, converse com o seu Médico e antes de tudo respeite os limites do seu corpo.

 

A minha experiência com exercícios após ter feito Cesariana:

Após 1 mês e meio da Cesariana foi quando eu dei o meu primeiro passeio de carrinho, caminhei por 10 minutos na Orla da Praia e para o meu espanto, me senti mega cansada e despreparada. Mas apesar de todo o cansaço, senti uma alegria muito grande, pois era como se eu estivesse respirando novamente e como sempre fui muito ativa, voltar a fazer atividade física era essencial não só para minha saúde física como também mental.

Conversando com outras Mães percebi que cada uma voltou às atividades físicas em um tempo diferente, e que assim como eu, tinham as mesmas frustrações, e aprendi que o melhor a se fazer nesses casos é respeitar os limites do corpo e os sinais que ele nos manda. 

Por exemplo, mesmo o Médico recomendando 3 meses após o pós-parto cesárea retornar às atividades físicas mais pesadas como malhar,correr, ioga, eu ainda não me sentia confortável para voltar, pois a minha cicatriz doía quando eu levantava ou me debruçava, então para mim era muito claro que eu ainda não podia fazer musculação. Recomendo a leitura: Tudo o que não te contam sobre o pós-parto cesárea.

Porém tenho uma amiga que está com 4 meses de cesariana e já voltou a malhar, e a única recomendação que o Médico dela fez foi não fazer abdominais. Por isso eu digo, é muito relativo o que pode e o que não pode. 

Lembrando que a recomendação geral dos Médicos é, após o parto cesariana esperar 1 mês e meio para realizar atividades físicas leves como alongamentos e caminhadas e entre 60 e 80 dias após a cesariana retornar com atividades mais pesadas. Porém isso vai depender muito de acordo com a recuperação de cada Mãe. 

Por isso o ideal é que você antes de tomar qualquer decisão precipitada, converse com o seu Médico e antes de tudo respeite os limites do seu corpo.

Dica de ouro:

Posso dizer que uma das coisas que fizeram a minha barriga secar foi a amamentação combinada com caminhadas, além disso bebia litros de água que me ajudavam não só a fazer um detox no meu corpo como também me ajudavam a produzir mais leite materno!

Recomendo a leitura: 8 dicas de como aumentar a produção de leite materno.

Que exercícios são mais recomendados após a Cesariana?

Após ter realizado uma cirurgia abdominal, o ideal é que você realize exercícios que vão te ajudar na recuperação da cesariana.

Exemplos:

  • Caminhadas
  • Alongamentos Leves
  • Exercícios Pélvicos conhecidos como Exercícios de Kegel: Saiba como fazer os exercícios de Kegel 
  • Exercícios de Respiração com foco na recuperação da cesariana
  • Exercícios para Postura

Você teve uma cesariana a pouco tempo? Já voltou às atividades físicas? Deixe aqui nos comentários sua opinião e sugestões! 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Comment