Maternidade Real: 5 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

O que é Maternidade Real?

“A maternidade real nada mais é do que as verdades da maternidade, é mostrar a realidade do cotidiano materno, é despir a Mãe perfeita, e torná-la o mais real possível.”

Deborah Zagha

maternidade real

Você está prestes a ser mãe ou é mãe de primeira viagem? Existe uma frase que diz “nasce um bebê e nasce uma mãe”, mas a verdade é que nem sempre é assim. Muitas vezes a Mãe não está preparada psicologicamente para exercer o papel materno e o primeiro ano de vida pode ser bem desafiador. Por isso o texto de hoje é uma mensagem de maternidade real, porque nem tudo é um mar de rosas e precisamos lidar com isso. Vamos lá?

 

1- Você talvez não consiga amamentar ou terá dificuldades

Ninguém nasce sabendo amamentar, e assim como outras coisas da vida, o instinto conta muito nessas horas. É perfeitamente normal você ter dificuldades no início da amamentação como, não ter segurança na hora de segurar o bebê, não saber a pega correta, ter rachaduras no seio, não ter o bico perfeito para amamentar, entre outros motivos.

São muitos os relatos de dificuldade na hora de amamentar e você precisa estar preparada para isso. Quando falamos sobre maternidade real, falamos da parte que é verdadeira, que não é divulgada pela sociedade como deveria ser, que não aparece nos filmes de família. 

Existem algumas complicações que são um pouco mais sérias como não conseguir produzir leite suficiente ou o bebê não querer mamar, (mas calma que tem solução) e é exatamente por isso que foram criadas as fórmulas infantis. Elas estão no mercado e você irá encontrar de várias marcas, com diferentes benefícios, que vão solucionar o problema de acordo com o bebê como por exemplo: refluxo, prisão de ventre e etc. Recomendo conversar com o seu pediatra para que ele possa indicar a fórmula infantil mais indicada para o seu bebê.

Por isso, se você está com dificuldades para amamentar, saiba que você não está sozinha! E por isso é tão importante ter esse papo de maternidade real.

 

2- Você terá vontade de ter um momento sozinha e será difícil 

E se eu te dissesse que no primeiro ano de vida até para ir ao banheiro será difícil? Pois é Mãezinha, é bem por aí.

Banho longo, maquiagem de 1 hora, serão luxo, e ao invés disso, você provavelmente só de tomar um banho de 5 minutinhos já irá ficar feliz, a maquiagem de 1 hora agora será trocada por uma beem básiquinha mesmo, e o cabelo muitas vezes será: coque. 

E calma, não me entenda mal, não é porque você virou Mãe que vai se descuidar, mas sim, o seu tempo para se cuidar será reduzido, e você terá que se organizar melhor e saber o que é prioridade para você.

 

3- Você se sentirá culpada o tempo todo

 Como Mãe, você irá começar a se exigir muito, e por isso sempre irá surgir aquele sentimento de culpa. 

Culpa de não saber amamentar, culpa de não poder amamentar, culpa do bebê estar com febre, culpa de ter que voltar ao trabalho após a licença maternidade, culpa de sair na rua e deixar o bebê com o pai, culpa de não saber fazer papinha, culpa de tudo!

O primeiro ano de vida do bebê é puro aprendizado e é normal se sentir assim. Por isso existem grupos de apoio às Mães de primeira viagem nas redes sociais como Facebook, Whatsapp, Instagram que relatam a Maternidade Real, com as dificuldades que os Pais enfrentam dia a dia, para que esse sentimento de culpa possa ser exteriorizado e ser trocado com outras Mães.

4- Você será criticada

Não importa se você está fazendo certo ou errado, sempre terá alguém que irá te criticar,

especialmente se você é Mãe de primeira viagem. Infelizmente é algo muito difícil de controlar e isso acaba afetando muito o nosso psicológico, especialmente durante os primeiros meses de vida onde muitas Mamães costumam ter no pós-parto, baby blues e depressão pós-parto. 

É normal a Mãe ficar mais sensível durante esse período e uma crítica pode ser o suficiente para você chorar o dia todo. 

Por isso, esteja preparada para críticas, e tente se blindar um pouco para que isso não afete tanto você. 

Críticas construtivas são bem vindas, mas tudo é a maneira com que a pessoa fala, e passa a mensagem. 

Muitas vezes temos que escutar críticas dos tios, avós, sogras e nem sempre o que eles dirão para você será o melhor a fazer. 

Lembre-se: Você é a Mãe e você sabe melhor do que ninguém o que é melhor para o seu filho!

 

5- Você ficará exausta, mas no final do dia vai ver que tudo valeu a pena

Especialmente durante o primeiro ano, você terá que abdicar de muitas coisas e o seu cotidiano mudará completamente. A vida de uma Mãe/ dona de casa não é fácil, e você terá que ter energia para tomar conta da casa, segurar o bebê no colo inúmeras vezes durante o dia, fazer comida, dar comida e ter muita, mas muita energia para brincar! 

 Você ficará cansada, exausta, morta com farofa no final do dia… mas você sentirá que todo o seu esforço valeu a pena quando ver seu anjinho dormindo. 

maternidade real

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Comment