10 Dicas Simples de como ajudar uma Mãe de Primeira Viagem

mãe de primeira viagem

Muitas vezes, quando amigos ou parentes vão visitar uma Mãe que acabou de ter um bebê, ou que tenham bebê pequeno, ficam pensando em que presentinho poderiam dar para o bebê, e esquecem o quanto a Mãe está precisando de ajuda.

A verdade é que sim, adoramos quando alguém traz uma lembrancinha para o bebê, mas às vezes um gesto simples, como ajudar em algo, terá o mesmo valor ou maior do que uma lembrança.

 

Leia também:

Enxoval de Bebê – 12 Produtos que não podem faltar na sua lista!

Marco de Desenvolvimento – Como saber se o bebê está desenvolvendo bem?

 

Então separamos 10 dicas SIMPLES para ajudar uma Mãe de Primeira Viagem:

1.  Pergunte se queremos algo.
A maioria das vezes você verá que a resposta será “SIM! MUITO OBRIGADA!”
E iremos agradecer eternamente pela sua ajuda!

 

2. Fique com o bebê para que a Mamãe possa tomar um banho.
Só quando a mulher vira Mãe, é que ela entende o verdadeiro valor de tomar um banho com calma.  

Depois que se tem filhos, é normal a Mãe não ter o tempo que tinha antes de tomar um banho tranquilo e relaxante, pois os filhos começam a chorar e reclamar, e o Banho simplesmente é interrompido.  Por isso, ficamos mais tranquilas em saber que tem alguém cuidando dos nossos pequenos enquanto tomamos banho.

 

3. Distraia o bebê para que a Mamãe possa comer algo.

 É muito comum, devido à correria do dia a dia a Mamãe acabar esquecendo de comer. E Mães, principalmente durante a amamentação, precisam muito de energia, e por isso devem se alimentar muito bem, pois sentem mais fome do que o normal, e tudo o que é ingerido vai para o leite Materno.

  Por esse motivo, o recomendado é se alimentar de 3 em 3 horas, ou sempre depois que amamentar comer um snack, mas lembre-se, isso não substitui uma consulta médica ou com nutricionista para chegar no tipo de dieta mais adequada para você.

 

4. Entregue um prato de comida na mão dela.
Você verá um sorriso de lado a lado! Mães normalmente não tem muito tempo para cozinhar, e se você fizer isso para ela, com certeza irá ajudar muito!

 

5. Diga o quanto ela é linda.
Uma palavra de carinho, faz total diferença para uma Mãe.  Nos primeiros meses do bebê, é muito difícil a Mãe fazer algo para si. E isso consequentemente diminui a autoestima dela. Então sempre que puder, diga o quanto ela é linda! Afinal, palavras positivas são sempre bem-vindas!

 

6. Ajude a Mamãe a organizar a Casa.

Se você visitar a Casa de uma Mãe, que tenha um bebê ou filhos pequenos, irá notar que a Casa precisa de alguma organização(à não ser que ela tenha empregada). Então, que tal oferecer ajuda?

Quem não quer ter uma Casa mais limpinha e Organizada, não é mesmo? Tenho certeza que a Mamãe irá adorar!

 

7. Troque a fralda do bebê se a Mamãe estiver ocupada ou muito cansada.
Gestos simples que fazem a diferença. Se você se sentir confortável e a Mãe também, ajude-a com o bebê. O bebê troca de fralda em torno de 6 vezes ao dia. A maior parte das vezes, quem troca a fralda é a Mãe ou o Pai. Mas se por acaso, você notar que eles estão muito cansados ou ocupados, ofereça ajuda!

 

8. Não dê tanta opinião.

 Algumas vezes, inconscientemente ( ou conscientemente ) as pessoas acabam opinando muito na vida da Mãe. E nem sempre a Mãe está preparada psicologicamente para ouvir, e pode acabar se estressando por causa disso.  

 Essa situação é muito comum e acontece frequentemente, especialmente com Mães de Primeira Viagem que não possuem muita experiência.  O ideal é analisar o momento, e de preferência não bombardear a Mãe com tantas opiniões de uma vez só.  

 

9.Faça um café para ela

O Café deixa o dia de uma Mãe mais feliz! Café e Maternidade são aliados. É o Café que dará o toque de energia que ela tanto precisa. Se vier com um pedaço de Bolo ao lado então… hmmm

 

10.Fique com o neném para que a Mamãe possa trabalhar.

  A volta ao trabalho, é sempre um momento delicado para a Mãe e o Bebê. Não são todas as Mães que podem contratar uma babá, e além disso, muitas vezes elas irão preferir alguém que seja conhecido para tomar conta de seus pequenos.  

Saber que o filho está com alguém de confiança, com certeza irá ajudar a Mãe a ficar menos preocupada e focar no que é necessário.

Leia também:

Enxoval de Bebê – 12 Produtos que não podem faltar na sua lista!

Marco de Desenvolvimento – Como saber se o bebê está desenvolvendo bem?

 

Não é tão difícil fazer uma Mamãe feliz viu ?

Gostou do Post? Ajude compartilhando!

 

 

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Comment