Sono do Bebê: 6 Erros que você deve evitar na hora de colocar o bebê para dormir

sono do bebê

Você está tendo dificuldades de fazer o seu bebê dormir?

Confira os erros mais comuns que você pode cometer na hora de colocar o pequeno para dormir e saiba como evitá-los!

sono do bebê

1.Não estipular uma rotina do sono do bebê 

Um dos erros mais comuns quando se trata do sono do bebê, é mudar os horários em que ele vai dormir. A rotina do sono é essencial para que o pequeno entenda melhor o que é dia e o que é noite e comece a dormir em torno do mesmo horário todos os dias.

Caso contrário, é como se o bebê estivesse viajando de um lugar para o outro onde o fuso horário muda completamente e ele perderá a noção do tempo. O corpo acaba não se habituando nunca e isso deixa o bebê super irritado. Por isso a importância de ter uma rotina do sono do bebê.

E é claro que sabemos que nem todos os dias serão iguais aos outros, e algumas vezes essa rotina terá que ser “quebrada” ou flexibilizada e está tudo bem!

O importante é ir aos poucos treinando o seu bebê para a hora do sono.

 

2.Dar comidas muito pesadas à noite

“Neném de barriga cheia dorme à noite toda.”

Quem nunca ouviu essa expressão?

Dar comidas muito pesadas perto da hora de dormir, pode dificultar em vez de ajudar no sono do bebê. Isso porque muitas vezes o bebê demora a digerir a comida e acaba acumulando gases, fazendo com que ele não consiga dormir direito pois ficará com a sensação de “estufamento” e irá começar a se virar para tentar liberar os gases, fazendo com que ele consequentemente acorde.

Por isso o ideal é que você não o alimente perto da hora de dormir.

 

3.Segurar o bebê enquanto você dorme

A rotina cansativa dos pais é indiscutível. Especialmente nos primeiros anos de vida do bebê, onde a Mãe e o Pai ainda estão se adaptando a nova fase. E por isso, é muito comum ver pais exaustos que acabam tirando uma “sonequinha” junto com o bebê, o que pode gerar um acidente.

Por isso o ideal é não dormir com o bebê no colo, e se você realmente estiver muito cansado, coloque o bebê no berço.

 

4.Deixar TV e luzes ligadas na hora do bebê dormir

As luzes e a televisão muitas vezes acabam despertando o bebê e o deixando ansioso. Além disso, o bebê pode confundir a luz ligada com a luz do dia e seu corpo entenderá que é “hora de brincar” e não de dormir. Por isso o ideal é que 1 hora antes do bebê dormir, você diminua as luzes da sua casa, e desligue a TV e/ou músicas agitadas.

A solução é colocar músicas baixinhas que acalmem o bebê como “lullabies” e/ ou “white noise” traduzindo para o português como “ruído branco”,(confira a playlist sono do bebê ), além de claro deixar o ambiente mais escurinho. Isso irá fazer com que ele durma mais rápido e tenha uma qualidade de sono melhor.

5.Deixar o bebê acordado até tarde na esperança de que ele fique cansado.

Deixar o bebê acordado até muito tarde só faz com que ele fique mais agitado e consequentemente mais irritado. E se isso acontecer, será mais difícil para acalmá-lo e fazer com que ele durma, gerando um estresse não só para ele como para os pais que provavelmente estão super cansados também. Por isso o ideal é que você crie uma rotina do sono do bebê como foi dito anteriormente.

 

6.Ignorar os sinais de sono do bebê e pular sonecas

Alguns sinais que os bebês fazem quando estão cansados:

  • Coçam os olhos
  • Ficam irritados
  • Perdem o interesse por brinquedos
  • Choram sem parar
  • Não querem comer

É importante que os pais não ignorem e estejam atentos aos sinais, pois é hora de colocar o bebê para uma soneca ou hora de dormir, caso contrário você terá um bebê extremamente irritado e será mais difícil de fazer com que ele durma depois.

Agora vocês já sabem o que não fazer na hora de fazer o seu bebê dormir.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

Your email address will not be published.